quarta-feira, 23 de junho de 2010

TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE GRÁFICOS...


A Tecnoliga Assistiva tem constribuido para a inclusão de pessoas com deficiência. Tecnologia Assistiva segundo Bersch e Tonolli (2006) trata-se de um termo que designa um arsenal de recursos e rerviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover independencia e Inclusão. Em uma pesquisa realizada por Riffel (2009) denominada: TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DE GRÁFICOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Nela são apresentados resultados do desempenho de estudantes portadores de deficiência visual. O material utilizado foi uma placa de madeira com a dimensão de 22 x 22 cm, furada em intervalos regulares, no qual são inseridos pinos que representam os pontos das coordeadas cartezianas. Segundo a autora os pinos podem ser conectados por uma linha, formando retas, curvas e formas diversas. Anteriormente a construção dos gráficos houve um momento de explanação/discussão no qual o estudante foi instigado a falar sobre os seus conhecimentos previso sobre gráficos. De acordo com a altora durante a construção dos graficos a percepção tatil das curvas formadas foi estimulada e também foram propostos desagios para que os estudantes realizassem inferencias ou extrapolações informações advindas dos gráficos. Os resultados demostram que os materiais utilizados são de facil manuseio e utilização e apresentaram resultados satisfatorios em seu uso com recurso auxiliar para o ensino de gráficos sobre conceitos fisico-matemáticos. Essa pesquisa mostrou como é importante a inserção da tecnologia assistiva na escola para favorecer aos estudantes com deficiencias uma maior autonomia e condicões para a construção da aprendizagem.


Fontes:






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